Imersão: Praça da Liberdade Street View e Presencial

A proposta de uma experiência virtual pela Praça da Liberdade para dar início às atividades da imersão, e posteriormente a visita presencial, teve como objetivo fomentar uma discussão quanto a representação e realidade, além de aprofundar a percepção espacial para que seu potencial seja considerado.
A observação do entorno da Praça através do Google Street View envolveu identificar lugares com apropriações das pessoas, elementos espaciais interessantes e uma transformação que tenha proporcionado maior possibilidade de uso, recorrendo ao histórico da plataforma. Dessa forma, a atividade foi complementada com a produção de croquis dos lugares escolhidos, durante a visita na imersão.








Após a discussão, foi possível concluir que ambas as vias de experiência - virtual e presencial - possuem suas vantagens e proporcionam, em conjunto, um estudo espacial completo. A falta de sensações no meio representado, por exemplo, se contrapõe ao conforto que o mesmo oferece, apesar de não revelar o espaço de forma realista.
Assim, a maneira como as experiências foram conduzidas e como diferem entre si foi importante para produzir um constraste, que possibilita perceber a utilidade de cada uma e sua conveniência no decorrer do cotidiano.


Postagens mais visitadas